2ª Turma de estagiários de nutrição: Vanessa Araújo e Washington Paixão
À esquerda Washington Paixão, em seguida Odete da Academia da Cidade e Vanessa Araújo
A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar.
Ao manter a forma física e comer bem está se reduzindo o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como doenças de coração e diabetes do tipo II. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público no que consiste em comer bem, ou a idéia geral que já está a cumprir os requisitos para uma boa alimentação, o que muitas vezes não é verdade. Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modificam-se e sofrem alterações, de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo.
Nas páginas a seguir você encontrará um resumo das orientações nutricionais para os usuários do posto de saúde na idade adulta e na 3ª idade e orientações especiais para os diabéticos e hipertensos.
IDADE ADULTA
O objetivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar a manutenção do corpo, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunológico, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objetivo é minimizar o risco de doenças crônicas com doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes, e osteoporose.
Para uma melhor compreensão de como comer bem, é importante distinguir quais os alimentos que deve consumir e por que. Mais uma vez, é fundamental que baseie a alimentação nos cinco principais grupos alimentares:
● Carboidratos – pão, massa, arroz, cereais e batatas
● Frutas e legumes ou vegetais
● Leite e derivados
● Peixe, carne ou alternativas
● Alimentos que contenham açúcares ou gorduras
IDOSOS
A necessidade de alimentos para o organismo diminui com a idade, particularmente se a atividade física é limitada. Contudo, o corpo continua precisando de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental uma alimentação rica do ponto de vista nutricional.
Idosos com baixo rendimento financeiro, que não contam com o apoio da família ou que não possuem a dentição completa, são mais propensos a terem dificuldades de se alimentar.
Se houver um idoso na sua área, e estiver preocupado(a) com a perda de peso elevada fale com a família, pergunte pelas refeições dadas aos idosos, e solicite que as perdas de peso futuras sejam acompanhadas. Se continuar preocupado(a), fale diretamente com enfermeira responsável, um médico ou nutricionista.
DIABÉTICOS
O QUE É A DIABETES?
A diabetes é uma doença que tem como principal característica a elevação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.
Existem 2 tipos de diabetes: A diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2.
A diabetes tipo 1 é causada quando o órgão que fabrica a insulina (o fígado) está defeituoso, o que geralmente é um problema genético, ou seja, as pessoas já nascem com ela.
Já a diabetes tipo 2 ela é adquirida pela alimentação inadequada e rica em carboidratos. Nesse caso, o fígado começa a produzir menos insulina ou então a insulina deixa de ter efeito.
As orientações sobre alimentação saudável devem ser seguidas também!
E O QUE MUDA NA ALIMENTAÇÃO DO DIABÉTICO?
àO diabético pode trocar os cereais comuns como os pães brancos, o arroz branco, o macarrão comum por cereais integrais como o pão integral, o arroz integral e o macarrão integral que são ricos em fibras assim como as frutas com bagaço e casca Além de trocar o açúcar pelo adoçante!
E O PÃO DORMIDO? EU POSSO?
Não, o pão não deixará de ter carboidrato (açúcar) se ele for dormido. Basta agente pensar no bolo, o bolo de um dia para o outro continua sendo bolo e continua sendo rico em carboidrato (açúcar)!
É VERDADE QUE QUEM TEM DIABETES NÃO PODE CHUPAR LARANJA?
O diabético deve chupar a laranja e comer o bagaço também, que é aquela parte branca. Chupar só a laranja ou tomar só o suco ajuda a elevar a glicemia.
EU GOSTO MUITO DE COMER FARINHA NO ALMOÇO, EU POSSO?
É melhor não comer, pois a farinha eleva rapidamente a glicemia. E se for comer a farinha não coma junto com ela arroz, macarrão e batata!
A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A REDUZIR A GLICEMIA? COMO?
Ingerindo alimentos ricos em fibras, pois elas diminuem a velocidade com que o açúcar é jogado no sangue. Os alimentos que são ricos em fibras são a aveia, os cereais integrais, as frutas com casca e os vegetais de preferência crus.
DICA IMPORTANTE:
O diabético precisa comer no máximo de 3 em 3 horas e em PEQUENAS quantidades, para evitar tonturas e desmaios!
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM 2 TIPOS DE CARBOIDRATOS?
Existem os carboidratos simples, que são jogados muito rápido no sangue dificultando o trabalho da insulina. O arroz branco, o pão comum, o bolo, o cuscuz e a farinha são exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples.
E existem também os carboidratos complexos que são aqueles que são jogados no sangue lentamente, o que ajuda o trabalho da insulina. O arroz integral, o pão integral, a aveia e a linhaça são alimentos ricos em carboidratos complexos.
HIPERTENSOS
O QUE É HIPERTENSÃO?
Como o próprio nome nos sugere, a hipertensão arterial é quando a pressão exercida pelo sangue dentro das artérias (vasos que transportam o sangue) está acima do normal. Esse aumento da pressão dentro do vaso pode ser causado ou pelo aumento da quantidade de sódio ingerida ou pelo deposito de gordura dentro do vaso, que gera um estreitamento dele, dificultando a passagem do sangue. Dessa maneira, o coração irá bater mais forte para forçar o sangue a circular. Se o coração bater muito forte por muito tempo pode causar um ataque do coração.
O sangue é responsável por levar todos os nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo, então se o sangue está circulando com dificuldade algumas partes do corpo não receberam tudo o que precisam, gerando a sensação de cansaço e até enxaqueca.
O QUE DEVO FAZER PARA QUE MINHA PRESSÃO NÃO AUMENTE?
Você deve evitar alimentos salgados, caldos de carne ou galinha industrializados, temperos prontos, pois eles contêm muito sódio. Até os biscoitos doces e recheados contém sódio, assim como o extrato de tomate e os temperos industrializados.
UM ALIADO NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL!
O exercício físico, como a caminhada, ajuda bastante no controle da pressão arterial, além de melhorar o nosso humor e disposição e ainda ajudar na redução do peso. Assim, quando casamos uma dieta saudável e o exercício físico temos a combinação perfeita para controlar a pressão e dessa maneira gastaremos menos com remédios.
MITOS, CRENÇAS E TABUS ALIMENTARES
Umbu, limão, abacaxi ou alguma outra fruta faz mal ingerir no período de menstruação?
NÃO! Geralmente esse mito está associado às frutas ricas em vitamina C e ela não fará com que as cólicas piorem. Só para ficar mais claro devemos nos lembrar que a cólica menstrual é causada pela contração do útero para liberar o óvulo que não foi fecundado. Isso quer dizer que mais ou menos vitamina C não fará a cólica aumentar, a vitamina C inclusive ajuda a prevenir infecções.
Semente de tomate, goiaba e de outros alimentos gera apendicite?
NÃO! Todas as sementes que comemos passam pelo estômago para serem digeridas e as que não são digeridas se misturam ao bolo alimentar e saem junto com as fezes. Não existe uma conexão do estômago com o apêndice para que todas as sementes sejam jogadas lá. A apendicite é uma inflamação no apêndice e geralmente tem uma influência genética.
É verdade que comer soja e alimentos feitos com soja emagrece?
NÃO! Não existe no mundo nenhum alimento milagroso, o que existe são alimentos que por serem mais ricos em fibras, como é o caso da carne de soja e dos vegetais, aumentam a sensação de saciedade e acabam levando as pessoas a comer menos. Se diminuímos a quantidade de comida a conseqüência é que diminuiremos o valor calórico da refeição e assim acabamos diminuindo de peso.
O melaço de cana é bom para anemia?
Temos que primeiro esclarecer uma questão: a anemia depois de instalada só pode ser tratada com suplementação de ferro (Sulfato Ferroso), nenhum alimento pode curar a anemia.
Existem alimentos que realmente contém ferro como é o caso da beterraba, do feijão, entre outros. Porém, o alimento que contém a maior quantidade de ferro são as carnes (frango, boi, peixe, porco) sendo que a carne de boi possui uma maior quantidade.
O ferro contido nas carnes é mais facilmente absorvido, ou seja, para prevenir a anemia basta ingerir duas porções de carnes por dia.
A água de berinjela ajuda a baixar a pressão e emagrecer?
Não existe comprovação científica de que a água de berinjela reduz a pressão arterial. A berinjela é rica em potássio e ele ajuda no controle da pressão arterial. E como já foi dito anteriormente, não existe nenhum alimento milagroso que faça com que uma pessoa perca peso.
Misturar manga com leite mata?
NÃO! Nenhuma fruta misturada com leite mata ninguém. Porém, pessoas com gastrite muito forte podem apresentar certo desconforto (queimação) ao ingerir alimentos ricos em gordura, como é o caso do leite integral.
Comer apenas a salada no almoço emagrece?
Primeiro a salada não nos fornece energia, assim quando deixamos de comer o arroz e o feijão ficaremos sem energia para desempenhar nossas atividades podendo até desmaiar.
Segundo, quando fazemos isso o corpo percebe essa intensa privação de calorias como uma doença e acaba utilizando os músculos como fonte de energia, dessa maneira você acaba emagrecendo não pela perda de gordura, mas sim pela perda de músculo, o que não é nem um pouco saudável.
E por último, toda perda de peso muita rápida não é uma perda de peso saudável e o corpo acaba criando a capacidade de armazenar ainda mais gordura, ou seja, o melhor é perder peso devagar e sem passar fome!
Tomar líquido apenas depois da refeição emagrece?
NÃO! Recomenda-se beber apenas depois da refeição para evitar a distensão do estômago.
Para entender esse evento basta pensarmos que o estômago é como uma bexiga. Se você começa a colocar água numa bexiga ela começa a crescer, da mesma maneira é o estômago. E se o estômago aumenta de tamanho ele acaba tolerando uma maior quantidade de alimentos. Então, para evitar que nosso estômago aumente de tamanho recomenda-se beber apenas depois da refeição.
AGRADECIMENTOS
Devemos agradecer primeiramente a todos os Agentes Comunitários de Saúde pela colaboração para a confecção deste material. Não podemos deixar de agradecer a toda a população que contribuiu com várias dúvidas. Agradecer ainda à supervisora do estágio em Saúde Coletiva, Flávia Emília Leite de Lima pelo apoio prestado e à Secretaria Municipal de Saúde que na pessoa da Nutricionista Rúbia viabilizou a realização deste estágio.