A lei que estabelece novas regras para a venda de alimentos nas cantinas das escolas da capital, proposta pelo vereador Emmanuel Nascimento e sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em janeiro deste ano, será debatida nesta segunda-feira, 26, às 9 horas, durante sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores (CMA).
Serão discutidas formas de atuação da vigilância, prazos para as que as cantinas se adequem às novas regras, e necessidade de alteração o conteúdo da lei, que proíbe a comercialização de alimentos de alto teor calórico e ricos em gorduras trans dentro das unidades escolares. A sessão especial será também uma oportunidade para a sociedade em geral manifeste suas ideias e opiniões sobre o tema.
Segundo o presidente da CMA, o vereador Emmanuel Nascimento, o objetivo maior do debate é conscientizar as escolas particulares e os donos de cantinas sobre a importância de mudar os hábitos alimentares das crianças e dos adolescentes. "Precisamos continuar lutando pela qualidade de vida. Para isso, é preciso criar hábitos de alimentação saudáveis, e nada melhor que começar na escola, uma vez que é lá onde os jovens são educados. Nessa sessão vamos propor mecanismos para que a lei funcione", salienta.
A lei, cujo cumprimento é fiscalizado pela Vigilância Sanitária de Aracaju, reforça o Programa ‘Alimentação Saudável', implantado recentemente na capital sergipana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação do Programa de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).
Debate
Participarão do debate na CMA a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Angélica; a nutricionista do Programa de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e membro do Conselho Alimentar e Nutricional, Rúbia Natali; o médico endocrinologista Raimundo Sotero, diretor do Centro de Diabetes de Sergipe; representantes da Associação de Proprietários de Cantinas; da Sempre Unimed Medicina Preventiva; da Coordenação de Vigilância Sanitária Estadual e da Federação das Escolas Particulares de Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário