domingo, 12 de junho de 2011

Oficina Estadual para Implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) - 07 e 08 de junho de 2011


Dia 07 e 08 de junho aconteceu a Oficina Estadual para Implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Conforme legislação Nacional Lei nº 11.346 (15/09/2006), Decreto nº 7.272 (25/08/2010)  e demais específicas, o Governo de Sergipe Cria a Lei nº 6.524 a qual trabalhamos na elaboração da proposta de Minuta ou Decreto para a LOSAN (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional) de Sergipe e assim normatizar a implantação do SISAN no Estado. A Srª Eliane Aquino (Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social) destacou sua preocupação na obrigação política em abrir espaços para discussão sobre “alimentação e nutrição” para melhorar a saúde de Sergipe.
O próximo passo é com os municípios, estes irão criar a PSAN (Política de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal), elaborar sua legislação e implantar o SISAN. Desta forma os prefeitos estarão incentivando, através da SEMASC, a criação e atuação dos Conselhos de SAN para viabilizarem este processo político.
Em 18 de agosto acontecerá a Conferência Municipal do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) de Aracaju, e posterior a Conferencia CONSEAN de Sergipe. Em Setembro ocorrerá a IV Conferência Nacional do CONSEA.
Discutir “Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)” é muito mais abrangente de que falar sobre o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e desigualdade social “enquanto uns comem outros passam fome”; mais além ainda do que refletir sobre os dados atuais de  obesidade, transgênicos, agrotóxicos, etc. É, fundamentalmente, refletir se estarmos  sensíveis em adquirir a consciência de que estamos consumindo o planeta e deixando uma minoria espoliar toda sua biodiversidade e adoecendo por tudo isso.
“Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí, sim, eles verão que dinheiro não se come”. Chefe Sioux

Rúbia Natali Pinho Carvalho
Nutricionista CRN 5ª/2080
Coordenação do Núcleo de Nutrição da SMS/Aracaju-SE
Conselheira do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional AJU/SE)

Encontro das Referências Estaduais de Alimentação e Nutrição na *CGAN Junho 2011”

Nutricionista Rúbia Carvalho

À direita a Nutricionista Rúbia Carvalho e à esquerda a Drª Patrícia Jaime Coordenadora da CGAN)



*CGAN: Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição
Nos dias 02 e 03 de junho/2011, aconteceu o Encontro das Referências Estaduais de Alimentação e Nutrição (A & N) em Brasília organizado pela CGAN/SAS/DAB/MS.
No início da reunião aconteceu a apresentação da nova Coordenadora da CGAN (Drª Patrícia Jaime), da agenda de trabalho deste encontro e da sua equipe de trabalho. Sobre a “Apresentação da nova estrutura da CGAN/MS e do Processo de Revisão da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição)”, este último ocorreu em junho do ano passado o Seminário Nacional sob o título “10 anos de PNAN”, foi referida que a publicação da PNAN atualizada está em vistas de ocorrer nestes próximos meses. A Drª Patrícia argumentou que foi positivo o atraso (de 01 ano) desta publicação pois teve-se tempo em agregar na PNAN novas conquistas nas ações de Promoção da Alimentação Saudável (PAS), Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do país.
Seqüencialmente ocorreu a apresentação das Referências Estaduais de A & N. O Sandro Assumpção (Coordenador A & N de Sergipe) infelizmente ficou impossibilitado de ir a Brasília, assim eu fiz a representação de Sergipe no evento. Na apresentação de Sergipe referi que “a Coordenação de A & N está no Núcleo de Ações Programáticas da Diretoria Estadual da Atenção Básica (DAB) e faz interface com o Programa Saúde da Criança, Comitê do Programa Bolsa Família (PBF) e Programa Saúde na Escola (PSE). A DAB está vinculada a Diretoria de Atenção à Saúde que atua juntamente ao Secretário de Saúde”. Apresentei em seguida o plano de metas 2011 e o saldo do FAN, dificuldades/desafios e nossa (Aracaju e Sergipe) parceria no comprometimento em sensibilizar os gestores para as ações de A & N como promotoras da Saúde Pública. Nas demais apresentações foram destacadas, além das minhas exposições, a atuação dos Coordenadores Estaduais no CIAN (Comissão Interinstitucional de A & N) e perspectiva de participação na CNS para garantir que a PNAN seja priorizada.
O próximo passou foi a divulgação das prioridades de ações de A & N para o período de 2011 à 2015 por Drª Patrícia Jaime, esta convocou os Coordenadores Estaduais (expandindo aos Municipais) em conseguir participar ativamente das Conferências de Saúde nas etapas regionais/municipais para garantir sua inscrição na CNS e inserção do tema das políticas públicas de A & N para se conquistar e/ou fortalecer as demais prioridades da PNAN apresentadas neste evento.
Seguindo a agenda a Profª Dra. Elisabetta Recine – Observatório de políticas de SAN – UnB apresentou o projeto de pesquisa Inserção das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde - NASF” cujos objetivos foram “Contextualizar a linha de pesquisa onde se insere a pesquisa” e “Apresentar a pesquisa ‘Caracterização da atuação do nutricionista nos NASF’”. Foram pesquisados 75 municípios brasileiros, onde verificou-se que dos responsáveis pelas ações de A & N, 62,7% são nutricionistas, 16% enfermeiros e 2,7% médicos; sendo que evidenciou-se que 90,9% dos municípios do Nordeste têm nutricionistas na coordenação municipal das ações de A & N. Dentre os demais dados da pesquisa, observou-se que 88% das ações de A & N foram direcionadas a indivíduos, 52% às famílias e 72% foram direcionadas às comunidades. Das ações de A & N desenvolvidas, 97% relacionadas ao SISVAN, 90% à Suplementação de Ferro, 16% à Suplementação de Vitamina A (100% do Nordeste), 71% PAS às crianças menores de 02 anos, 67% prevenção e tratamento de desnutrição infantil e 96% acompanhamento das famílias do PBF. Dentre os resultados, verificou-se que os “elementos facilitadores na elaboração e implementação das ações de A & N foram a contratação ou a realocação de profissionais e trabalhadores de saúde, a inclusão da proposta no Plano Municipal de Saúde e as Diretrizes da PNAN”. Foi enfatizada a importância do nutricionista em assumir o papel de articulador de parcerias para executar a PNAN, tendo em vista que este tipo de profissional é raro no SUS.

A Profª Dra. Elisabetta Recine apresentou outro tema importante “Redenutri”, que é um portal capaz de formar uma grande rede de debate sobre A & N. Esta rede on line tem papel importante na contribuição do processo de expansão e qualificação das ações de A & N nos diferentes níveis de atenção do SUS, discutir dúvidas, desafios e aprimoramentos dos programas e ações relacionados às diretrizes da PNAN, bem como fazer interagir profissionais diversos e/ou responsáveis pelas ações de A & N. Este portal está disponível também dentro do site do MS/CGAN onde todos profissionais de saúde que se interessem pelas ações de A & N podem se cadastrar e participar.
Em seguida o Dr. José Eudes Barroso Vieira da CGAN/DAB/SAS/MS apresentou a portaria “Academia da Saúde” (nº 719/GM/MS de 07 de abril de 2011 que institui o “Programa Academia da Saúde no âmbito do SUS”. Este programa contará com o financiamento de 100 a 180 mil para o Município que pretender implantá-lo e o gestor municipal poderá decidir em qual área da Secretaria de Saúde irá se responsabilizar. O objetivo deste programa é “contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infra-estrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis”. Ainda se está discutindo o perfil que deverá ter o profissional para assumir as ações locais de cada pólo, tendo em vista que o programa irá trabalhar o objetivo (acima citado), focando no tema abrangente “atividades físicas promotoras de saúde” e não somente “exercícios físicos” que seriam específicas do Educador Físico.
Finalmente foi apresentada a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS) como a “menina dos olhos” da CGAN por Ana Carolina Feldenheimer da CGAN/DAB/SAS/MS. A ENPACS é uma “estratégia necessária para a qualificação da Atenção Básica e fortalecer as ações de apoio e promoção da alimentação saudável no âmbito do SUS”. Uma das justificativas principais da criação da ENPACS é a preocupação com o excesso de peso crescente da população infantil à adulta.

CONCLUSÃO:
A nova Coordenadora da CGAN (Drª Patrícia Jaime) apresenta um amplo curriculum e conhecimento na área de A & N relacionada às Políticas Públicas em Saúde Coletiva. Além disso mostra carisma, empatia, competência em transmitir e colocar em prática seus conhecimentos através de uma simplicidade indescritível. A Drª Patrícia convocou os Coordenadores Estaduais para implementação das ações A & N de forma articuladora de parcerias e sensibilizadora dos gestores para a necessidade se dar a devida importância e prioridade ao assunto, para isso garantiu o seu apoio mesmo com sua agenda “enlouquecedora”, como referiu.

Foi possível perceber que o Secretário (SAS), Secretário Adjunto (SAS) e Ministro da Saúde apresentam-se sensibilizados pela necessidade de evolução bem sucedida das ações de A & N no país e neste processo a Patrícia Jaime demonstrou trabalhar diuturnamente para dar continuidade a tal conquista. O Secretário Adjunto (SAS) reforçou neste evento a importância crescente das ações de A & N, destacou a inclusão deste tema na: agenda da SAS/DAB/MS e no Acordo Plurianual (PPA), na Ampliação do NASF, dentre outros.

Evidenciou-se a importância do trabalho multidisciplinar na construção das políticas públicas de saúde e de A & N com o reconhecimento da necessidade em incluir o profissional nutricionista nesta roda.
Encaminhamentos: Os Coordenadores Estaduais marcaram novo encontro dia 04 e 05 de agosto de 2011 em Pernambuco, para melhor articular no  CONAS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) para a discussão do planejamento de metas das ações de A & N como promotoras da saúde.


OBS.: Caso queira os documentos que aprofundam os assuntos acima, inclusive as apresentações das Coordenações Estaduais de A & N, favor entrar em contato pelo email rubia.carvalho@aracaju.se.gov.br.

Rúbia Natali Pinho Carvalho
Nutricionista CRN 5ª/2080
Coordenação do Núcleo de Nutrição da SMS/Aracaju-SE
Conselheira do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional AJU/SE)

Oficina para Tutores da ENPACS (24, 25 e 26 de maio de 2011)


Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2011 aconteceu a Oficina para Tutores da ENPACS (Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável para crianças até 02 anos de idade).
Todos podem conseguir os materiais nos links abaixo:


Vivência em Nutrição com Dentistas (16 de maio de 2011)

Nutricionista Rúbia Carvalho

Foi realizado um círculo de conversas sobre alimentação para crianças de até 02 anos no dia 16 de maio deste ano, onde foi possível discutir os desafios nas ações de educação em saúde.
A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde publicou diversas orientações fáceis de praticar, confira no site: